domingo, 5 de julho de 2009

PROFISSÃO DE RISCO

Uma típica caravela portuguesa tinha de 20 a 30 metros de comprimento, 6 a 8 metros de largura, 50 toneladas de capacidade e era tripulada por 40 a 50 homens. Com vento a favor chegava a percorrer 250 km por dia. As naus eram barcos maiores e mais lentos. A capitânia de Pedro Álvares Cabral pesava 250 toneladas e transportava 190 homens.
Ser marinheiro na época das Grandes Navegações era uma profissão de alto risco. A vida nos navios que partiam para o alto-mar era muito dura. Oficiais e marinheiros espremiam-se em espaços exíguos, enfrentavam o perigo dos mares desconhecidos e padeciam de doenças terríveis. A principal causa da mortalidade, além dos naufrágios, era o mal das gengivas, um flagelo das tripulações. Depois de algumas semanas no mar, as gengivas inchavam e começavam a apodrecer, exalando um odor insuportável. Às vezes, era preciso cortar a carne apodrecida antes que o inchaço cobrisse os dentes. Sem conseguir mastigar, os infelizes definhavam de fome, com dores nas articulações e intensa fraqueza.


A tripulação ressentia-se da falta de alimentos frescos. Os oficiais tinham permissão para embarcar animais vivos, como galinhas, cabritos e porcos, mas essa carga geralmente era consumida nos primeiros dias de viagem. A dieta à bordo incluía também carnes salgadas, bacalhau, sardinha, sal, azeite, vinagre, açúcar, mel e vinho. Depois de algum tempo de viagem, a principal comida a bordo eram biscoitos feitos de farinha de trigo e centeio.
A má conservação dos alimentos era um problema grave. Armazenada em paióis pouco arejados, quentes e úmidos, a comida apodrecia rapidamente. Os navios viviam infestados de ratos, baratas e carunchos. Os temperos eram fortes e usados para disfarçar o gosto dos alimentos deteriorados. A água, transportada em grandes tonéis, também era de má qualidade, por causa do desenvolvimento de algas e de outros microrganismos. Quando se tornava escassa, o racionamento aumentava e cozinhava-se com água do mar. As doenças minavam o corpo dos marinheiros e entorpeciam a mente.
(Fonte: Biologia 1 – Wilson Paulino)

  • Em dupla: identificar e pesquisar:


1. Identificar o “mal das gengivas”, comentado no texto “Profissão de alto risco” e citar o nome de cinco tipos de alimentos que evitariam o surgimento dessa doença.
2. Pesquisar e comentar 3 conquistas da ciência moderna que eliminaram a possibilidade de um tripulante desenvolver o “mal das gengivas” em uma viagem intercontinental de navio nos dias atuais.
Observação: Enviar as respostas para o e-mail: dlpantaleao@gmail.com até o dia: 20/07/2009
Valor: 1,0 para as respostas corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário