domingo, 15 de maio de 2011

RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Na natureza, os seres vivos estabelecem relações entre si. Essas relações são variadas e estão associadas à manutenção do equilíbrio ecológico de uma determinada região.

Estas relações são de vários tipos:

INTRA-ESPECÍFICAS
São aquelas realizadas entre indivíduos da mesma espécie.

INTERESPECÍFICAS
São aquelas realizadas entre indivíduos de diferentes espécies.

HARMÔNICAS OU POSITIVAS
São aquelas onde os indivíduos não tem nenhuma espécie de prejuízo.

DESARMÔNICAS OU NEGATIVAS
São aquelas onde, pelo menos, um dos indivíduos acaba tendo prejuízo.


RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS HARMÔNICAS:

1. SOCIEDADE

União permanente entre indivíduos da mesma espécie, em que há divisão de trabalho. Por exemplo: insetos sociais como abelhas, cupins e formigas.



2. COLÔNIAS

União anatômica entre indivíduos da mesma espécie , formando uma unidade estrutural e funcional. Os corais, por exemplo, sâo formados por indivíduos semelhantes entre si que são unidos por esqueleto calcáreo sobre o qual cresce a parte viva.

Outro exemplo é a caravela-portuguesa. Neste caso, cada indivíduo desta espécie origina-se de uma única larva, da qual surgem vários outros, que se manterão unidos e formarão a colônia. Esses seres são diferentes entre si e cada um executa uma função diferente para benefício da colônia: alguns têm a tarefa de capturar alimentos, outros encarregam-se da reprodução; outros, ainda, defendem a colônia ou a incumbem-se de sua flutuação.



RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS DESARMÔNICAS:

1. CANIBALISMO

Ocorre quando seres de uma espécie comem outros seres da mesma espécie. Em aranhas, por exemplo, a fêmea pode devorar o macho após o acasalamento.



2. COMPETIÇÃO

Indivíduos da mesma espécie disputam recursos insuficientes oferecidos pelo mesmo ecossistema.



RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS HARMÔNICAS:

1. PROTOCOOPERAÇÃO

Neste tipo de relação, embora os participantes se beneficem, eles podem viver de modo independente, sem a necessidade de se unir. Um dos casos mais conhecidos de cooperação é a associação entre a anêmona-do-mar e o paguro (bernardo-eremita ou ermitão), um crustáceo que tem o abdome mole e que costuma ocupar o interior de conchas abandonadas de moluscos. Sobre a concha, o paguro costuma colocar uma ou mais anêmonas-do-mar. As anêmonas possuem células urticantes, que afastam os predadores, protegendo o paguro de ser atacado; ao se deslocar, o paguro possibilita à anêmona uma melhor exploração do espaço, em busca de alimento.

Outro exemplo muito comum nas pastagens brasileiras é o do pássaro que pousa sobre bois, vacas e cavalos para se alimentar dos carrapatos. Neste caso o gado livra-se dos parasitas e o pássaro se alimenta.



BOI E ANU
BERNARDO-EREMITA E ANÊMONA-DO-MAR


CROCODILO DO NILO E PÁSSARO PALITO








2.COMENSALISMO

Positiva para um indivíduo e neutra para outro.

Um ser que vive junto a outro, mas sem o prejudicar, para obter alimento. A espécie beneficiada (comensal) obtém restos de alimentos da espécie hospedeira.

Ex.: a rêmora que fica grudada (possui ventosas que permitem a fixação) ao tubarão para se locomover e, principalmente, para se alimentar dos restos da comida do tubarão. Outro exemplo é o leão e a hiena.



3. MUTUALISMO

É uma relação interespecífica em que os participantes se beneficiam e mantêm relações de dependência tão intimas a ponto de algumas vezes não poderem sobreviver separados. Este tipo de relação acontece com os liquens, que representam uma associação de fungos e algas, em que a algam, que é clorofilada, oferece alimento para o fungo, e o fungo oferece umidade e sais minerais para a alga.

Líquen


Bácterias fixadoras de Nitrogênio e raízes de plantas leguminosas

4. INQUILINISMO

É uma associação entre duas espécies diferentes, em que apenas uma espécie é beneficiada, mas a outra não é prejudicada. Neste caso a espécie benefiada obtém abrigo (proteção) ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira. Um exemplo deste tipo de associação é a de orquídeas que, vivendo no alto das árvores, encontram condições ideais de luminosidade para o seu desenvolvimento sem prejudicar a árvore hospedeira.



Outro exemplo:



RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS:

1. PARASITISMO

É a associação em que o parasita se aloja esterna ou internamente em seres de outra espécie (hospedeiros) podendo causar-lhes lesões, intoxicações ou a morte em alguns casos. O parasita é beneficiado obtendo alimento do seu hospedeiro. Um parasita se diferencia de um predador por ser menor que sua presa (hospedeiro) e de geralmente não matá-la.



2. PREDATISMO

Seres de uma espécie (predadores) capturam e destroem fisicamente seres de outra espécie (presas). utilizando-as como alimento. Neste caso o predador é beneficiado e a presa é prejudicada.
























3. COMPETIÇÃO

Pode haver um diputa por alimentos ou território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário