segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe Suína


1. O QUE É A GRIPE SUÍNA?


É uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. O vírus pode vencer a barreira entre espécies e afeta humanos.


2. O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA PODE SOFRER MUTAÇÕES?


Sim, claro. Assim como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana, quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer.


3. COMO OS SERES HUMANOS PEGAM GRIPE SUÍNA?


Bem, normalmente, esses vírus não infectam humanos. Mas, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. A forma mais comum de contágio é quando humanos tem contato direto com porcos infectados. Mas ao que aparece, também a mutação permite que pessoa para pessoa de forma tradicional, ou seja, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.


4. CONSUMIR CARNE DE PORCO OFERECE RISCO?


De jeito nenhum. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, o vírus é totalmente destruídos.


5. QUAL A MELHOR MANEIRA EVITAR O CONTÁGIO?


Sem dúvida é evitando o contato com pessoas infectadas. É importante também lavar sempre as mãos e evitar tocar a boca, nariz e olhos que é a forma como os germes se espalham.
6. QUAL SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA?


Os sintomas são similares aos da gripe comum e incluem febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo, com casos de pessoas que também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia.


7. EXISTE ALGUMA VACINA DISPONÍVEL?


No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina.


8. QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS NO BRASIL?


A ANVISA pretende utilizar o mesmo plano de contingência criado em 2006 para combater a gripe aviária, com o monitoramento ainda dentro das aeronaves que chegarem do México e dos Estados Unidos, com o uso de máscaras em todos os passageiros. Neste momento todas os suspeitos vem sendo monitorados diretamente por profissionais da ANVISA.


9. QUAL O TEMPO DE INCUBAÇÃO DO VÍRUS?


Varia de 3 a 10 dias. Neste tempo uma pessoa contaminada ainda não sente nenhum sintoma, mas o vírus está ativo utilizando as células humanas para se reproduzir intensivamente.


10. EXISTE TRATAMENTO PARA ESTA GRIPE?


As autoridades americanas dizem que duas drogas geralmente usadas para tratar casos de gripe, Tamiflu e Relenza, se mostraram úteis no tratamento de casos que aconteceram até agora.


FONTE: DIARIODEBIOLOGIA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário